Eis três fotos reunidas de partes da fazenda Bom Jardim, Goianinha/RN, feitas por mim há mais de 10 anos, quando Amaro Araújo Lima, filho de Agenor de Araújo Lima e dona Benedita, levou um grupo de convidados, após a exposição no Solar Bela Vista, em Natal, sobre a obra do seu tio, Antonio Bento de Araújo Lima, político, jornalista e crítico literário de renome nacional. Na foto de cima, o grupo de convidados, inclusive eu e as irmãs Ana Maria e Maria das Graças, parentes e amigos da família proprietária de Bom Jardim, município de Goianinha/RN, representada pelo patriarca vivo, sr. Luiz Gonzaga de Araújo Lima, já falecido (foto debaixo), ao lado de um bisneto e uma bisneta. Na foto do centro, aparecem um homem montado no cavalo e, à direita, a senzala da fazenda com mais de 130 anos, na época reformada e pintada de branco e marrom.
Nesta fazenda, viveu Manoel Pegado Cortez que casou com "Marica Pegado", em Acary (veja postagem de 01 janeiro de 2013). De Bom Jardim, Manoel Pegado Cortez levou o livro "BOM TOM" para o Sítio São Luiz, onde Maria Senhorinha Dantas Cortez adotou como um código de ética e bom educação na pousada que manteve na estrada que ligava Caicó a Natal. Mais informações sobre "BOM TOM", ver o trabalho da professora da UFRN, Eva Cristine de Arruda Câmara Barros: "Estalagem de pessoas e impressos: Sítio São Luiz, Casa de dona Maria Senhorinha - Vila de Currais Novos/RN - 1870".
Os atuais Bezerra de Araújo Lima são Pegado Cortez. Alguma dúvida? Então, vamos estudar e pesquisa a genealogia dessa ilustre família. Ou vocês não sabia que sr. Agenor, dona Benedita, Consuela eram Pegado Cortez? Se estou errado, provem. Até mais.
ResponderExcluir