Batismo de Luiz Gonzaga de Britto Guerra, Barão do Assú
A respeito do Barão de Araruna, com descendentes em Currais Novos, Acari e Santa Cruz, além de Natal, a maior autoridade é o pesquisador Ormuz Barbalho Simonetti, presidente do Instituto Norteriograndense de Genealogia.
Em Santa Cruz, há famílias como os Farias (com "S"), Umbelino Gomes; em Currais Novos, os Gomes de Melo, Gomes Cortez, etc.
Em Santa Cruz, há famílias como os Farias (com "S"), Umbelino Gomes; em Currais Novos, os Gomes de Melo, Gomes Cortez, etc.
Por João Felipe da Trindade
Vez por outra, encontro registros que não foram lançados antes, ou lançados em livro não apropriado. Em um dos livros de batismos da Freguesia de São João Batista do Assú, encontrei entre os registros do ano de 1832, o lançamento do batismo do Barão do Assú, Luiz Gonzaga de Brito Guerra, que transcrevo para cá, e ao mesmo tempo, copio sua imagem neste blog.
Luis, filho de Simão de Brito Guerra e Dona Maria Magdalena de Medeiros, esta natural do Seridó, e aquele natural do Assú, freguesia e São João Batista , nasceu a vinte e sete de setembro de mil oitocentos e dezoito, e foi batizado pelo Padre Manoel Fernandes Pimenta, de licença do Reverendo Vigário Antonio de Souza Monteiro a oito de outubro do dito ano, na capela de Santa Ana do Campo Grande, e lhe conferiu os sagrados óleos; foram padrinhos Joaquim Medeiros Dantas e Anna Joaquin de Medeiros, solteiros moradores estes no Seridó, e aqueles desta freguesia do Assú. E por não ter sido lançado, o lancei eu para constar e me assinei. Joaquim José de Santa Ana, pároco do Assú.
Batismo do Barão do Assú |
Nenhum comentário:
Postar um comentário