quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Achada a certidão de casamento de Manoel Pegado.

O blogue recebeu uma carta de Rodrigo Cortez, um neófito, mas um grande pesquisador. Ele encontrou a certidão de casamento de Manoel Pegado Cortez Júnior, filho de Manoel Pegado Cortez, de Goianinha/RN, com "Marica Pegado", de Acary, que deu origem a família Dantas Pegado Cortez, de Currais Novos. Vide Olavo Dantas Cortez e Maria Anísia Cortez, "Pepita", filha de José Gomes de Mello Júnior e Ana Cantionilla Cortez Gomes.
O documento descoberto por Rodrigo Cortez confirma o que Celestino Alves escreveu sobre as famílias de Currais Novos. Leiam um resumo da carta de Rodrigo, enviada ontem, 09.10.2013.. 


Gonzaga, segue abaixo o 1° email com o texto e anexo original.
Trata da certidão de casamento de Manoel Pegado Cortez Junior e Maria Senhorinha da Silva Dantas. Note que o texto não está 100% legivel, mas a parte que consegui decifrar fala que o Manoel Pegado é filho natural, ou seja, o pai não registrou apenas a mãe. Porém o nome dele com a denominação Junior no final já faz supormos quem foi o pai de verdade.
Em relação à Marica, ela é filha legitima de Manoel Francisco Dantas Correa e Guilhermina Senhorinha da Silva, gente de Acarí e descendentes (ambos) de Caetano Dantas Correia.
Uma coisa que me intrigou mais ainda é o suposto nome da mãe de Manoel Junior. Ao que pude entender, porém sem plena convicção, é que ela se chamava Maria Joaquina da Conceição. Bem, este nome feminino é relativamente comum, e certamente será dificil rastrear a origem (encontrei pessoa homonima e da mesma época em em quase todos os cantos do RN: Assu, Arez, São Gonçalo e inclusive Acari/Carnauba dos Dantas). Rastreando especificamente a aparição em Acari/Carnaúba, descobri uma Maria Joaquina da Conceição como sendo filha de Caetano Dantas Correia (o 2°), portanto parente de Maria Senhorinha Dantas em alguma escala (algo como tia-avó). Então existe uma possibilidade de Manoel e Marica serem aparentados!!
Só uma coisa não fecha nesta estória: como danado o Cap. Manoel Pegado Cortez (de Arez) foi ao Seridó ter um caso extra-conjugal com a D. Maria Joaquina da Conceição??? A mim não parece fazer sentido!!
Portanto, é provavel que esta D. Maria Joaquina da Conceição seja mesmo moradora do litoral sul potiguar e por lá tenha tido o amançebo com o Cap. Pegado.
Abs,


Rodrigo Cortez

  


Casamento_Marica-Manoel_1866.jpg
195K Visualizar Examinar e baixar

2 comentários:

  1. O problema todo é saber a origem da mãe muito difícil pelo fato do sobrenome paterno ser raramente dado as filhas mulheres. Maria Joaquina da Conceição é extremamente comum. Teria realmente Manoel Pegado Jr nascido pelas terras de Arez? Ou poderia caso fosse descendente de Caetano nascido na própria Acari? Dúvidas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir