segunda-feira, 22 de junho de 2015

Minha irmã, AnaMaria, que mora em Paris, me mandou esse imeio:Botei meu nome inteiro no Google: Ana Maria Cortez Gomes

e me deparei com a ancestralidade e fiz esta copia abaixo.

Quantas pessooas não poderão fazer o mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abs ana maria





familiasdoseridópotiguar.blogspot.com





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A ancestralidade de José Gomes de Mello, oriundo da Paraíba.

Gonzaga,
Repentinamente me bateu a curiosidade de pesquisar o nosso ancestral Cap. José Gomes de Mello, pai de Zezinho Gomes de Mello.
Fiz algumas descobertas, que seguem:

Celestino Alves diz que ele e o irmão Francisco Gomes de Mello eram oriundos de Caraubas-Apodi, filhos de Manoel Fernandes Pimenta. Ora, de cara desconfio disso pois como os filhos poderiam ser Gomes de Mello e o pai Fernandes Pimenta? Mas deixando isso de lado, resolvi pesquisar a familia Fernandes Pimenta. A mesma existiu de fato e foi importante colonizadora do oeste Potiguar, sobretudo Apodi, Caraubas, Campo Grande etc. Foram os proprirtários da Faz. Sabe Muito, cuja sede é um dos mais importante monumentos históricos da atual Caraúbas-RN.
Inúmeros membros dos Fernandes Pimenta foram pessoas destacadas nesta região no seculo XIX, tais como Maj. Manoel Fernandes Pimenta (chefe politico em Apodi entre 1824 a 1832), Cel. Luiz Manoel Fernandes (Intendente de Caraubas de 1876 a 1871), Manuel Fernandes Pimenta (Intendente em Campo Grande em 1859 a 1886) etc.

Consegui a genealogia da esposa de Manoel Fernandes Pimenta, D.
Antonia Senhorinha de Jesus (possiveis pais do Cap. José Gomes de Mello - segundo Celestino Alves!):



trisavós



 ?
 ?
 Carlos Vidal Borromeu (Portugal)
 Isabel de Araujo (India de Alagoas)



bisavós



 Antonio da Mota Ribeiro (1710-1796)
 Josefa Ferreira de Araujo
 ?
 ?

avós

 ?
 ?
 Cap. José Ferreira da Mota
 Florência Maria de Jesus

pais

 Cap. Manoel Fernandes Pimenta
 Antonia Senhorinha de Jesus

filho

 Cap. José Gomes de Mello (1820-1900)







Porem, tanto na tradição oral como no texto sobre "Os Umbelino" (blog Utinga), consta a versão que Cap. José Gomes de Mello é filho de outro José Gomes de Mello e de Anna Maria Gomes de Mello, primitivos donos da fazenda São Miguel em Currais Novos. Se assim for, a versão de Celestino cai por agua. E a ascendencia provavel seria:

pais

 José Gomes de Mello
 Anna Maria Gomes de Mello

filho

 Cap. José Gomes de Mello (1820-1900)





Ainda segundo o blog Utinga (Gente da Freguesia de Santa Rita da Cachoeira), vemos que José Gomes de Mello de fato era casado com Úrsula de Macedo, e que em 1859 morava na freguesia de Cuite-PB:


"...Aos vinte quatro de Novembro de mil oitocentos e cinqüenta e nove, pelas nove horas da manhã, no lugar denominado Santo Antonio, desta freguesia, havidas as cerimônias canônicas, e exame de Doutrina Cristã, confissão, Juxta Sac. Conc. Trid., não constando impedimento, uni em matrimonio, e dei as bênçãos nupciais, aos contraentes Candido José Meira e Maria Avelino de Faria, ele natural e morador na Freguesia de Cuité, e ela natural e moradora nesta Freguesia, aquele filho legitimo de Antonio Ferreira de Macedo, e Thereza Maria de Jesus, e ela filha legítima de Miguel Rodrigues do Nascimento e Virginia Francelina de Jesus, em presença das testemunhas José Gomes de Mello e João Amâncio de Macedo moradores nesta Freguesia, do que para constar, fiz este termo que assino. Antonio Dias da Cunha, Vigário da Freguesia. José Gomes de Mello era casado com Úrsula de Macedo, filha de Antonio Ferreira de Macedo e Thereza Maria de Jesus..."



Sobre a ascendencia de Úrsula de Macedo, esposa do Cap. José Gomes de Mello e mãe de Zezinho G. de Mello, apurei o seguinte:



bisavós

 Manoel Ferreira de Macedo
 Rosa Maria Ferreira de Macedo
 Cap-Mor Francisco de Arruda Câmara
 Maria Saraiva da Silva Arruda Câmara



avós

 Antonio Ferreira de Macedo
 Anna Arruda Câmara Ferreira de Macedo
 ?
 ?

pais

 Cap. Antonio Ferreira de Macedo
 Tereza Maria da Conceição de Macedo

filho

 Úrsula de Macedo Gomes de Melo





Por enquanto é isso. Deixo você digerir e destrinchar um pouco a historia e depois quero ouvir seus comentários. Arrumei mais um monte de tatatataravós para nós!!!
OBS - Caso você seja amigo do Genealogista João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com), sugiro consulta-lo pois o blog Utinga é dele e me parece que ele sabe muita coisa sobre os Gomes de Mello.
Preciso trabalhar agora, afinal genealogia é bacana mas não vai pagar as minhas contas...
Abs,


Rodrigo Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário