1° geração |
Manoel Pegado Cortez (Arez/Goianinha)
| |||||
2° geração | Manoel Pegado Cortez Filho (1838-1900) & Maria Senhorinha Dantas | Joaquim Pegado Cortez (padre) (? - 1891) | João Pegado Siqueira Cortez & Maria Paulina da Câmara de Castro Barroca | Hermínio Pegado Cortez | Maria Camila Pegado Cortez & Antonio Bento de Araujo Lima (PB) | |
3° geração | Manoel Pegado Dantas Cortez, Joaquim Pegado Cortez, José Augusto, Olindina, Ana "Nanu", João Elias etc | ? | EZECHIAS PEGADO CORTEZ (Arez 1889) | Judite Pegado Cortez (Arez 1885) | ? | Manuel Otoni de Araújo Lima (1872 - 1930) e Maria Amélia de Araújo |
4° geração | Olavo, Olivier, Eweton etc | ? | ? | ? | ? | Antônio Bento de Araújo Lima (1902 - 1988) |
Rodrigo Cortez
Sou Manoel Pegado de Melo,(da familia Pegado Cortez),de Goianinha/Arez/Espirito Santo.
ResponderExcluirEstou sempre acompanhando as matérias divulgadas
sobre a família. Gostaria também de falar sobre algumas pessoas ilustres da família tais como Monsenhor Alfredo de Castro Pegado Cortez,João Alfredo Pegado Cortez (o conde de Miramonte do castelinho)Ezequias Pegado Cortez,governador substituto na era VARGAS,Anselmo Pegado Cortez,Dembargado,já falecido e o coronel João Pegado Cortez pai do monsenhor PEGADO
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirPelas historias contadas pela tia Letícia e meu pai Horus, ambos falecidos, Monsenhor Pegado era tio de meu avô João Pegado Cortez, inclusive responsável por sua educação, preparando-o para a vida religiosa. Estudaria em Roma.
ExcluirMande as suas matérias e informe mais sobre você. Oquei?
ResponderExcluirCaro Manoel Pegado de Melo, prazer em tê-lo aqui. Luiz Gonzada e eu estamos tentando achar a correlação entre os Pegado Cortez de de Goianinha/Arez com os do Seridó (Currais Novos, Acari etc). Já temos alguns indicios fortes, mas carecemos de informações mais precisas por parte dos "parentes" de Goianinha/Arez/Espirito Santo etc. Todos estes ilustres Pegado Cortez citados por voce foram sem duvida pessoas importantes e que talvez tiveram parentesco com Manoel Pegado Cortez (1838-1900), o qual trouxe a linhagem para o Seridó. Ficaremos muito agradecido caso voce tenha novas informações sobre esta genealogia.
ResponderExcluirAbs
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirRodrigo, consta no termo de batismo de Luiza Idalina, filha de Manoel Pegado Cortez, como padrinhos: João Pegado Siqueira Cortez e Clara Gomes Cortez (viúva). Acho que isso reforça a sua teoria de que Manoel Pegado Cortez (Junior) esposo de Maria Senhorinha, seria filho de um Manoel Pegado Cortez pai de Maria Camila e também de João Pegado. Assim Luiza Idalina teria tido como padrinho seu tio...
ResponderExcluirBeth, só agora vi seu comentário. Mais uma vez este detalhe que você descreveu foi fantástico, pois mostra que existiam ligação entre as familias de Goianinha e Currais Novos, ao contrario do que era pensado anteriormente.
ExcluirPara exclarecer, Luiza Idalina foi a primeira filha mulher de Manoel Filho e Marica Pegado. Ela casou-se com o tio Teophilo Dantas (irmão de Marica), pessoa abonada em Acari-RN.
No seu relato, Luiza Idalina teve como padrinho João Pegado Siqueira Cortez, irmão de Manoel filho e pai, dentre outros do Monsenhor Alfredo Pegado de Castro Cortez, do Cel. João Pegado Cortez Filho e do Dr. Ezechias Pegado Cortez, todos pessoas influentes na religião/politica/advocacia do RN. E teve como madrinha a Sra. Clara Gomes Cortez (já viúva). Ora, hoje me vejo tentando relacionar esta pessoa aos Pegado Cortez e tenho sérias desconfianças que Clara Gomes Cortez foi a esposa de Manoel Pegado Cortez, portanto mãe (ou madrasta) de Manoel Filho. Assim, seria ela avó e madrinha de Luiza Idalina.
Este termo de batismo é importantissimo para essa ligação entre os Pegado Cortez de Goianinha/Currais Novos. Você tem uma reliquia nas mãos.
Abs,
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPrezada Beth, acho que já trocamos informações em outro blog. Vejo que você possui vasto conhecimento sobre as origens do nosso povo.
ResponderExcluirRodrigo Pegado, engraçado que eu já havia comentado com Luiz Gonzaga sobre a coincidencia (ou nao!!) de tantos nomes homônimos entre os Pegado Cortez de Goianinha/Arez com os do Seridó. Também creio que isso reforçe a indicação de ser sim a mesma familia.
Só precisamos descobrir quem foi o pai de Manoel Pegado Cortez (Filho?), seus irmãos e ascendencia. Já li que a familia Pegado tem sua origem na cidade de Elvas, Portugal, de onde sairam para o novo mundo (Brasil) nos idos de 1600. Alguns estabeleceram-se na Paraiba e em Pernambuco. Daí não sei mais nada. Em inicio de 1800 aportaram no litoral sul do RN, na região de Arez/Goianinha/Espirito Santo. Daí para o Seridó em meados de 1850, depois para RJ-SP-MA-AM-GO...
Rodrigo e Luiz, mais um detalhe no termo de casamento de Manoel Pegado Cortez com Maria Senhorinha Dantas (10.02.1866), aparece o Junior no fim do nome dele. Embora também conste a informação de que era filho natural.
ExcluirBeth, onde você achou este termo de casamento de Manoel Pegado com Maria Senhorinha? Se voce puder enviar uma copia para mim e para Luiz seria otimo para nossas pesquisas...
ExcluirJá temos alguma indicação que ele possuia o "filho" no ultimo nome, mas essa sua afirmação acima poderia enfim oficializar esta questão.
Note que isso é realmente importante, pois agora teremos um Manoel "Pai" em Goianinha e um Monoel "Filho" em Currais Novos.
Fico no aguardo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirGostaria de falarmos pessoalmente.
ResponderExcluirSeu comentário foi publicado, mas gostaríamos de saber qual ou quais as suas fontes, o cartório, o inventário, etc. O conteúdo do seu comentário já nos é conhecido, mas qual é o seu alicerce, está calçado em quê? Soube que naquele tempo se a esposa era menor de 18 anos, se era impúbere, o marido não podia legalizar o relacionamento matrimonial. E aí o filho que nascia era registrado como "filho natural" de fulano de tal, e não de fulana de tal. Por isso, há filhos de um mesmo casal registrados como filhos naturais e e outros com filhos legítimos. Por que? Creio que era influência da Igreja Católica, mas muitos casais conseguiram casar no religioso porque a legislação não permitia o casamento civil. Mas isso é outra história. Vamos em frente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir