segunda-feira, 27 de maio de 2013

Outra descoberta do professor Felipe Trindade sobre os Gomes de Mello.

O 2º casamento de José Gomes de Mello Junior, Thomaz Salustino e Francisco Umbelino

Por João Felipe da Trindade

Os registros da Igreja de Currais Novos, disponibilizados pelos mórmons, na Internet, não são tão antigos, e por isso, algumas informações não estão ao nosso alcance. Além disso, em muitos registros de casamento não foram colocados os nomes dos pais dos nubentes. Uma lástima! Mas, é possível, com outras informações, encontrar elos entre o passado e o presente. Há boas informações no livro " No roteiro dos Azevedos", mas faltam datas e os nomes não são sempre os originais. Os registros da Igreja nem sempre são confiáveis, pois, o rodízio que fazem dos nomes das pessoas, dá um nó em qualquer pesquisador genealógico.

José Gomes de Mello Junior casou duas vezes. Vejamos o 2º casamento dele:

Aos oito de outubro de mil oitocentos e noventa e dois, no Sítio São Luiz, perante as testemunhas Antonio Xavier Dantas, Francisco Vicente Dias de Araújo, assisti ao recebimento matrimonial de José Gomes de Mello Junior, viúvo por falecimento de Maria Camilla Gomes Cortez, com Anna Cantionilla Dantas Cortez, filha legítima de Manoel Pegado Cortez, já falecido, e Maria Senhorinha Dantas Cortez. Os nubentes são naturais e moradores nesta Freguesia, e já estão dispensados no 1° grau, eq,l,s. de afinidade lícita. Do que mandei fazer este assento que assino. O Vigário José Antonio da Silva Brito.

A dispensa acima revela que a segunda esposa, Dona Anna Cantionilla Dantas Cortez, era irmã da primeira, Maria Camilla Gomes Cortez.

Para exemplificar a falta de nomes dos pais dos nubentes no registro, vejamos o casamento de Thomaz Salustino:

Aos vinte e um de setembro de mil novecenteos e quatro, no Sítio Aba da Serra, desta Freguesia, casa do Sr. José Bezerra de Araújo Galvão, perante as testemunhas Juvenal Lamartine de Faria, e Napoleão Bezerra de Araújo Galvão, assiti ao matrimônio de Thomaz Salustino Gomes de Macedo e Thereza Bertina de Araújo, meus paroquianos. Do que para constar, mandei fazer este termo que assino. Padre Ignácio Cavalcanti, Encarregado da Freguesia.

Observamos que na família dos Gomes de Mello, os sobrenomes, nos registros,  aparecem como Gomes de Mello ou Macedo Gomes. Não sei quem decide essa variação.

Outro registro, que encontramos dos Gomes de Melo, é o que se segue:
Aos quatro de setembro de mil novecentos, e um, de minha licença, o vigário Joel Esdras Lins Fialho, uniu em matrimônio os contraentes Francisco Umbelino de Macedo Gomes e Leopoldina Gomes, ele filho legítimo de Francisco Umbelino Gomes de Macedo, e de Felismina Sidalina de Jesus, ela filha legítima de José Gomes de Mello,  e Maria Guilhermina da Conceição, sendo testemunhas Francisco Dias de Araújo e Francisco Rodrigues de Freitas Filho; do que para constar fiz este assento, que me assino. O Vigário Marcelino Rogério dos Santos Feire.

2º casamento de José Gomes de Mello
Casamento de um Francisco Umbelino

2 comentários:

  1. Até agora, há um total desconhecimento do suposto sobrenome Cantonilla no nome de Ana Dantas Cortez que foi a 2ª esposa de José Gomes de Mello Júnior -Zézinho. Estamos querendo saber o significado desse sobrenome.
    Quanto a data do seu casamento, hoje, encontrei a versão de que teria ocorrido mesmo em 1892, quando Ana, conhecida por Nanú, tinha 12 anos. Por tanto, menor impúbere. Por isso, somente seis anos depois( quando não brincava mais com bonecas) foi que a coabitação concretizou-se, segundo informações de Aparecida Gomes, filha de José Renato Gomes, irmão de Manoel Genésio Cortez Gomes, 1º filho de Ana e José Gomes de Mello Júnior, nascido em 1899. Como o mundo rural seridoense era diferente...

    ResponderExcluir
  2. Mas agora, 2, não há um total desconhecimento do nome composto Ana Cantonilla Dantas Cortez. Encontrei um certificado de baixa do serviço militar em tempos de paz, do Ministério da Guerra (7ª RM, 24ª CSM, Natal), de 26 de novembro de 1948, de nº 106059, de MANOEL GENEZIO CORTEZ GOMES, conforme certidão Oficial do Registro Civil de Currais Novos-RGN, com a seguinte identificação: Filho de José Gomes de Melo Junior e de Ana C. Dantas Cortez, data de nascimento: 22-II-1899.
    Portanto, como muitos desconhecem o Júnior no nome de José Gomes de Mello - o Zezinho, e o Cantionilla no nome da sua 2ª esposa, Ana Cantionilla Dantas Cortez, filha de "Marica Pegado", está desfeito o desconhecimento. O saite dos Mórmons e o artigo de João Felipe da Trindade, estão corretos. Outra descoberta: os descendentes de José Renato Gomes, irmão de Manoel Genésio, pelo lado materno, são parentes dos Cananéia, de Acari. Mas isso é outra história.

    ResponderExcluir