domingo, 30 de dezembro de 2012

Informações genealógicas de "Retoques da História de Currais Novos", de Celestino Alves.


FAMÍLIA GOMES EM CURRAIS NOVOS
A família Gomes em Currais Novos tem suas raízes no Município de Caraúbas de Apodi, na Fazenda Pimenta; dois dos filhos de Manoel Fernandes Pimenta vieram para esta região. Depois da seca de 1848 mais ou menos. Eram eles: José Gomes de Melo e Francisco Gomes Pimenta.
Adquiriram por compra a data da pitombeira, zona leste deste município,sendo que na época, ainda pertencia ao município de Acari. Como a data de terra custava a vultosa importância de 1:800$000(um conto e oitocentos réis), o dinheiro dos dois não dava para comprar, procuraram então um moço de Natal, chamado Manoel Pegado Cortez, que também andava procurando se localizar na região com fazenda de criação de gado, combinaram os três, juntaram o dinheiro e compraram a data de terra.
Manoel Pegado Cortez entrou com.......................................800$000
José Gomes Pimenta com......................................................600$000
Francisco Gomes Pimenta com..............................................400$000
Perfazendo o total de .........................................................1.800$000
Dividiram proporcionalmente: José Gomes e Francisco ficaram com a Fazenda Groços e Manoel Pegado Cortez com a Fazenda São Luiz.
José Gomes de Melo casou-se com Ursulina Ferreira de Macedo, filha de Antônio Ferreira de Macedo, do Picuí. Francisco Gomes Pimenta, em cujo casamento seu nome é: Francisco Gomes de Melo, casou-se com Francisca Ferreira de Macêdo, também filha de Antônio Ferreira de Macêdo. Manoel Pegado Cortez casou-se com dona Maria Senhoria Dantas Cortez, que era do Acari.
Depois de casados cada um organizou sua fazenda e construiu sua casa. Francisco Gomes organizou a Fazenda Condado e construiu a casa onde morou; José Gomes ficou morando nos Groços. Em 1866 a sua casa de São Miguel onde organizou a sua fazenda. A esta época já havia mais um irmão Gomes, nesta região. Era Manoel Gomes de Melo, casado com Didinha, que ficou morando na Fazenda Groços. Manoel Pegado Cortez construiu a casa de São Luiz, onde ficou morando e criou todos os seus filhos. Agora vamos conhecer as famílias de cada desses três patriarcas.
Do casal José Gomes de Melo  e Úrsula Ursulina Ferreira de Macêdo nasceram os seguintesfilhos:
1°) Manoel Salustino Gomes de Macêdo, que se casou com dona Ananília Regina; 2º) Benedito Gomes de Melo, que se casou com dona Teodora Francisca; 3º) José Gomes de Melo Júnior, “Zezinho” que se casou duas vezes: a primeira com Maria Camila, filha de Manoel Pegado Cortez e a segunda com Ana Pegado Cortez Gomes, também filha de Manoel Pegado Cortez; 4º) Joaquim Severiano Gomes de Melo, que se casou com dona Maria Lopes Galvão, filha do Cel. Cipriano Lopes Galvão, Dona “Mariquinha”; 5º) Luiz Gomes de Melo Lula, que se casou duas vezes: a primeira com uma filha de Francisco Gomes Pimenta e a segunda com dona Maria Idalina da Rocha, “Dona Santa”; 6º) Miguel Gomes de Melo, que se casou com Dona Nezinha: 7º) Francisco Umbelino Gomes de Melo, que se casou com uma moça de Santa Cruz e Maroquinha que se casou com Chico Umbelino e 8º) Maria Gomes de Melo, que se casou com Laurentino Bezerra, “Tino”.
O Capitão José Gomes de Melo  se casou a segunda vez com dona Maria da Conceição Gomes, filha de Manoel Gomes de Melo, sua sobrinha. Deste casamento nasceram os seguintes filhos:
1º) Dona Úrsula Gomes Cortez, que se casou com Manoel Pegado Dantas Cortez; 2º) Dona Guilhermina, que se casou com Francisco Dias: 3º) Dona Josefa, que se casou com Manoel Antônio de Oliveira; 4º) Dona Francisca, que se  casou com Antônio Xavier Dantas; 5º ) André Avelino Gomes, que se casou com Dona Rita Severiano, filha de Joaquim Severiano Dantas.
Do casal Francisco Gomes Pimenta e Dona Francisca Ferreira de Macêdo nasceram os seguintes filhos:
1º ) Zeferino Gomes de Medeiros, que se casou com Donana; 2º) João Damata de Araújo, “Joca Porco”: 3º ) Benedito Gomes Pimenta, que se casou com Joaquina; 4º ) Manoel Maturino Gomes, que se casou com Maria Liberalina de Macêdo; 5º )Seu Gomes, que se casou com uma moça de Santa Cruz, da família Medeiros; 6º) Teresa Gomes Pimenta, que se casou com o Major Lula, no primeiro casamento; 8º)Rita Gomes que se casou com Joaquim Severiano Dantas.
Do casal Manoel Gomes de Melo e Didinha eu só localizei um casal de filhos: Maria da Conceição Gomes, que se casou com o Cap. José Gomes de Melo. Seu segundo casamento do Cap. Manoel Gomes de Melo Júnior, Neco Júnior, que se casou com Rita Gomes, filha do Cap. José Gomes de Melo. Do segundo casamento, sendo portanto sua sobrinha legítima. Estes sãos pais de Antônio Gomes de Melo, Antônio Neco.
A família Gomes em Currais Novos é hoje uma das mais numerosas, não por ser das mais antigas, mas por ser das mais conservadoras do sobrenome familiar. As famílias mais antigas do Município são Lopes Galvão, Rodrigues, Cardoso, Pinheiro, Freire e Bezerra. A que mais devia predominar sobre todas as outras era Lopes Galvão, por ser a mais antiga, mas esse nome familiar dividiu-se com o passar do tempo. Hoje quem é Lopes não é Galvão, quem é Galvão não é Lopes. Vê-se por exemplo,Bezerra Galvão, Medeiros Galvão, Pinheira Galvão, Mendes Galvão e tantas outras famílias com o sobrenome Galvão o que menos se vê é Lopes Galvão, o que não acontece com a família Gomes, o sobrenome Gomes sempre predomina sobre todos os ouros que entram na família com raras exceções.
A FAMÍLIA PEGADO DANTAS CORTEZ
A família Pegado Dantas Cortez em Currais novos teve como tronco, Manoel Pegado Cortez, que nasceu em Natal ou Goianinha. Como era filho bastardo, o pai lhe deu dinheiro e um escravo para ele comprar fazenda de criação de gado no sertão, consequentemente afastando-o da família, isto nos idos de 1845 ou 1850.
Aqui chegando comprou a data da Pitombeira, região de São Luiz, pertencente ao município de Acari, hoje Currais Novos.Uma vez localizado com fazenda de criação de gado, procurou casar-se indo encontrar sua preferida no Acari: dona Maria Senhorinha Dantas, que depois do casamento, passou a chamar-se Senhorinha Dantas Cortez. Do casal Manoel Pegado Cortez e dona Maria Senhorinha Dantas Cortez nasceram os seguintes filhos:
1º) João Elias Pegado Dantas Cortez que se casou com dona Maria Alexandrina; 2º ) Manoel Pegado Dantas Cortez, que se com Úrsula Gomes Cortez, filha do Cap. José Gomes de Melo; 3º) José Augusto Pegado Dantas Cortez, que se casou com  dona Santinha, filha do major Lula Gomes;  4º) Joaquim Pegado Dantas Cortez, que se casou com dona Guilhermina Dantas Cortez, filha de Manoel  Pegado Dantas Cortez, sua sobrinha; 5º) Antonio Pegado Dantas Cortez, que foi para São Paulo solteiro, lá casou-se e construiu família; 6º ) Alfredo Pegado Dantas Cortez, que se casou com dona Áurea Dantas Cortez, filha de Joca Pegado, sua sobrinha; 7º) Euclides Pegado Dantas Cortez, que se casou com dona Osana Dantas Cortez, filha de Manoel Pegado, também sua sobrinha; 8º) Samuel Dantas Cortez, que morreu solteiro mas deixou família.
As mulheres:
1º ) Maria Camila, que se casou com José Gomes de Melo, Zezinho; 2º) Ana Pegado Cortez Gomes, que também casou com Zezinho Gomes; 3º) Olindina Pegado Cortez Pereira, que se casou com Vivaldo Pereira de Araújo; 4º) Cândida Pegado Dantas Cortez, que morreu solteira; 5º ) Dona Guilhermina Pegado Cortez, que se casou com Osório. Estes são os pais de Oton Osório, Dona Judite Xavier e outros; 6º ) Francisca Pegado Dantas Cortez, que se casou com José Frutuoso, do Acari: 7º ) Lusia Pegado Dantas Cortez, que se casou com Teófilo, que era seu tio,irmão de dona Marica Pegado. Estes são os pais de Artur Cortez e outros. Artur é o pai do Padre José Dantas Cortez.
Esta família é hoje numerosa no Rio Grande do Norte. Praticamente três famílias predominam o sobrenome Cortez que são Dantas Cortez,Cortez Gomes e Cortez Pereira, ainda reminiscência de Pegado Cortez.
Extraído das páginas 176 a 179 do livro de Celestino Alves, “Retoques da História de Currais Novos”, edição da Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal de Currais Novos, Natal, 1985.
Celestino Alves também informa sobre outras famílias de Currais Novos, como os Dantas Severino e Xavier Dantas, Maniçoba, Alves e outras que serão enfocadas aqui. No entanto, aproveito a oportunidade para enfocar a FAMÍLIA SALUSTINO por se tratar de um curto relato nas páginas 196 e 197.
Diz Celestino Alves:
“A família Salustino em Currais Novos teve como tronco Manoel Salustino Gomes de Macedo, que se casou com dona Ananília Regina. Deste casal nasceram os seguintes filhos: Tomaz Salustino Gomes de Melo, que se casou com dona Teresa Bezerra Salustino; Aristides Gomes de Melo, que se casou com Dona Antônia Bezerra Galvão,dona Bitônia; Alcindo Gomes de Melo, que se casou duas vezes: a primeira com dona Poti Galvão e a segunda com dona Maria das Dores; Francisco Leônidas Gomes de Assis, que se casou com dona Áurea Galvão; Lindolfo, que morreu solteiro; Manoel, que morreu solteiro: dona Ritinha, que se casou com Antônio Bezerra de Araújo Galvão; Major Antonio Bezerra; dona Maria Regina de Araújo, dona Sinhá, que se casou com Antônio Othom de Araújo; dona Adélia Gomes Salustino, que se casou com o dr. Félix Pereira, mas não fez vida conjugal.
Como se vê o sobrenome Salustino em Currais Novos começou com o Cel. Manoel Salustino Gomes de Macedo. Não há antecedentes Salustino na família. Dos filhos do Cap. José Gomes de Melo, somente ele registrou-se com Salustino. Dos filhos dele somente conservaram-se o sobrenome Salustino, que foram Tomaz Salustino Gomes de Melo e José Salustino Gomes de Melo.(1) Deles surgiu a família  Salustino que já é numerosa na região,como também surgiu a família Othon de Antonio Othon de Araújo, sem outro antecedente. Essas duas famílias, podemos dizer que é genuinamente curraisnovense”. (2).
Notas do redator – 1) -  Tomaz Salustino é nome composto, como, por exemplos, Luiz Gonzaga , Roberto Carlos, Maria de Lourdes, Maria José, etc.
2)  - Não há nada de genuíno nessas  famílias, nem curraisnovense, pois ninguém escapa da sua raiz genealógica, da sua hereditariedade. Portanto, No caso em tela a família do dr. Tomaz Salustino Gomes de Melo, a origem é paraibana, dos Gomes de Melo e Macedo, de Antonio Ferreira de Macedo e do “Barão de Araruna”, de Picuí e  Bananeiras/PB e do Vale do Apodi/RN. Alguma dúvida?
E mais:  José Celestino Alves, editou o livro pela Fundação José Augusto, em Natal, com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, em 1985, com prefácio de José Cortez Pereira de Araújo. Mas não tem bibliografia, não cita as suas fontes, inclusive sobre as estatísticas do município de Currais Novos. E os cartórios, os arquivos da paróquia? Nada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário