sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

OS UMBELINOS

 Artigo publicado no “O Jornal de Hoje” desta terça-feira, 18 de agosto de 2009
Os Umbelinos
João Felipe da Trindade (hipotenusa@digi.com.br)
Professor da UFRN e membro do IHGRN
Boa parte das informações genealógicas que darei aqui, neste artigo, foi extraída do livro “No Roteiro dos Azevedos e outras famílias seridoenses”, de Sebastião de Azevedo Bastos. É um livro com mais de 700 páginas que trata de muitas famílias aqui do Rio Grande do Norte. Raro, está sendo oferecido no site da Estante Virtual por R$ 900,00. Por sua extensão, o livro de Sebastião chega a ser confuso em alguns trechos, troca nomes em outros, havendo necessidade de muita paciência para destrinchar algumas partes. Não tive, ainda, oportunidade de conferir as informações nele contidas com os livros de registros da Igreja. Pode, portanto, haver equívocos.
Escreveu Sebastião em um dos capítulos: “Resumidamente, de acordo com minhas notas, descrevo aqui a árvore genealógica citada nas referidas publicações “O Município de Picuí – Subsídio histórico, em que Abílio César diz o seguinte: “No começo do século passado veio da região denominada Serra Branca, em Pedra Lavrada, um fazendeiro experimentado, de nome Antonio Ferreira de Macedo, casado com Tereza Maria da Conceição Macedo, destinado a explorar terras na bacia do Rio Picuí ou Acauã, onde se estabeleceu com fazenda de gado, constituindo um dos troncos da família Macedo, naquela zona, sendo irmão de Vicente Ferreira de Macedo e Estevão José da Rocha, este o Barão de Araruna, da história política de Bananeiras. Como consta neste capítulo, esses três irmãos eram filhos do casal Antonio Ferreira de Macedo e Anna Arruda Câmara Ferreira de Macedo, netos de Manoel Ferreira de Macedo e de Rosa Maria Ferreira de Macedo e do capitão-mor Francisco de Arruda Câmara e de Maria Saraiva da Silva Arruda Câmara, deixando o casal Antonio Ferreira de Macedo e Tereza Maria da Conceição, os filhos com a descendência seguinte.”
Dessa relação citada no livro, destaco Thereza de Barros Macedo e Urçula de Macedo Gomes de Melo. Em outro trecho Urçula é apresentada como filha de Vicente, irmão de Antonio Ferreira de Macedo, mas é corrigido por Sebastião.
Thereza era casada com Antonio Guilherme de Macedo, seu primo, filho do casal Vicente Ferreira de Macedo e Tedora  de Barros Macedo. Em outro trecho, Antonio aparece como filho de Vicente Ferreira de Vasconcelos e Mariana Ferreira de Vasconcelos, outra contradição. Teodora, por sua vez, era filha de Antonio José de Barros (Morgado) e de Isabel Ferreira de Mendonça Barros, neta do casal Antonio Paes de Bulhoes e Anna de Araujo Pereira Paes Bulhoes, e  bisneta do patriarca Tomaz de Araujo Pereira e sua esposa Maria da Conceição de Mendonça Pereira.
Entre os filhos de Thereza e Antonio Guilherme está Felismina Maria de Macedo Gomes que era casada com Francisco Umbelino Gomes de Melo, filho de José Gomes de Melo e Urçula de Macedo Gomes de Melo. Portanto, Felismina e Francisco Umbelino Gomes de Mello eram primos legítimos. José Gomes de Melo, esposo de Urçula, é citado como filho de José Gomes de Melo e Anna Maria Gomes de Melo, primitivos proprietários da Fazenda São Miguel do município de Currais Novos. O nome Umbelino foi adotado como sobrenome por alguns dos descendentes de Francisco Umbelino.
Entre os filhos de José Gomes de Melo e Urçula de Macedo Gomes de Melo estão Francisco Umbelino Gomes de Melo, citado acima; Luiz Gomes de Melo Lula, casado em primeira núpcias com Tereza de Melo e em segunda com
Maria Idalina Rocha de Melo Lula; e  Manoel Salustino Gomes de Macedo casado com Ananília Regina de Araujo Gomes de Macedo, filha de Tomaz de Araujo Pereira e de Rita Regina de Albuquerque  Araujo Pereira. Manoel Salustino  e Ananília eram os pais do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
Os filhos de Francisco Umbelino e Felismina  Maria eram Francisco, José, Manoel, Antonio, Salvina, Maria, Tereza, Ursula e Maria Santa de Macedo Gomes. José Umbelino de Macedo Gomes era casado com Maria do O’ de Medeiros Gomes e desse casal nasceram os filhos, João Umbelino, Francisco Umbelino Neto (Pindoba), Fernando Umbelino, Miguel Umbelino, Balbino Umbelino (Medeiros), Tereza, Anita, Elita e Elima Umbelino.
 Salvina, uma das filhas de Francisco Umbelino e Felismina Maria,  casou com Francisco Rodrigues de Freitas. Desse casamento nasceu Felismina Rodrigues de Medeiros que casou com José Rodrigues de Medeiros (Zé Rodrigues do Bagé).
Maria Stela Rodrigues de Medeiros, filha desse último casal, casou com Francisco Umbelino Neto (Pindoba), primo de Felismina. Seu Pindoba e Dona Maria, meus sogros,  eram os pais de Maria das Graças minha esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário